PASTORAL FAMILIAR,ECC E CASAIS PERSEVERANTES

A Pastoral Familiar busca: • Evangelizar a família, sobre a família. • Oferecer instrumentos necessários para a formação e promoção da família. • Fornecer orientações para a vivência familiar. • Levar a “Boa Nova” do Sacramento do Matrimônio, a todos os integrantes de uma família. • Transformar a sociedade pela obra de evangelização humana e cristã. • A Pastoral Familiar tem como objetivo trabalhar a Prevenção da Estrutura Familiar.



02/09/2014 – 24ª reunião

Preparativos para a Formatura

Aconteceu a última reunião dos Casais Perseverantes de 2014 para acertar os detalhes para o jantar de formatura que será realizado no próximo dia 13.

Nos dias 06 e 07, nos horários de saída das missas de sábado a noite e domingo de manhã, acontecerá a feira de sobremesas próxima à porta do Santuário. A comunidade está convidada a adquirir os deliciosos quitutes preparados pelos casais.






19/08/2014 – 22ª reunião


Tema: Ministério de Uma-só-Carne

O plano de Deus para o casamento é que marido e mulher exerçam um ministério de uma-só-carne, alcançando e abençoado a vida de outros casais, através da produção de frutos que contém dentro de si a semente reprodutora.

Em nossa vivência cristã, seja individualmente ou como casais, podemos estar em estágios espirituais diferentes, chamados de estações. A primeira estação é aquela em que recebemos o alimento espiritual de outros, como recém-nascidos. A segunda estação é aquela em que nos tornamos mais seletivos, contudo, continuamos centrados em nós mesmos. A terceira estação é aquela em que devemos semear e colher, sem ficar esperando passivamente que os outros cuidem de nós. Precisamos atingir esta estação para não nos tornarmos mendigos espirituais.

Para leitura e reflexão: [João 15.16] [Gênesis 1.22] [Gênesis 1.28]


22/07/2014 – 20ª reunião  


O Estilo de Vida pode ser definido como a maneira de pensar e agir que molda as nossas vidas através dos tempos. Por vezes formamos nosso próprio estilo, ou então, herdamos um estilo de nossos antepassados. O estilo de vida pode ser Santo ou Profano. Para ser Santo, deve estar ajustado com a Palavra, logo, o estilo profano está fora dos padrões de Deus. Nosso desafio é buscar conhecer os princípios bíblicos e mudarmos nosso estilo de vida para nos adequarmos a eles, além de orar continuamente para não nos afastarmos destes padrões.

A Palavra de Deus capacita-nos a reconhecer e expor padrões profanos existentes em nossa vida. Mostra-nos os padrões santos pelos quais devemos viver continuamente e também, como transformar padrões profanos em padrões santos.

Nosso estilo de vida deve transparecer nossa busca contínua pela conversão à santidade.  Um estilo de vida profano é como uma garrafa de água limpa que está suja por fora.
 
Para leitura e reflexão:  [2 Timóteo 3.16] [Salmos 18.28; Jó 12.22]


15/07/2014 – 19ª reunião


Nesta reunião contamos com a palestra do casal Luciano e Valdeisa, acerca dos sacramentos da Igreja Católica e de assuntos ligados à vida matrimonial e familiar. O tema foi iniciado falando-se sobre a Graça, que pode ser definida como um favor não merecido, porém, necessário para o agraciado. Foram diferenciadas as três formas de amor (Agape, Philos e Eros), sendo o Agape caracterizado como amor incondicional, o qual deve estar presente entre marido e mulher, de maneira que possam viver em graça um para com o outro. Em um lar onde falta a graça, desenvolvem-se pessoas individualistas, de coração petrificado, onde as coisas passam a ser amadas e as pessoas usadas.

Que a Graça, de Deus para conosco, e entre nós, habite abundantemente em nossos lares.

Para leitura e reflexão: [Colossenses 3




02/07/2014 – 18ª reunião


Nesta reunião foi abordado o tema "Batalha Espiritual". Marido e esposa devem combinar as habilidades dadas por Deus para formarem uma equipe de batalha, trabalhando com uma só carne contra as investidas do inimigo, que quer destruí-los. Quando apenas um dos cônjuges se encarrega da batalha há um grande desperdício de forças.

Na mulher Deus colocou a habilidade de "radar", de forma que esta tem uma percepção interior que acusa o ataque do inimigo. No homem foi colocada a habilidade de guerreiro, que na aproximação do inimigo se levanta com autoridade, confiante da vitória.

A estratégia do inimigo é derrubar ou distrair o radar para que não capte mais os sinais espirituais, que trazem a percepção de sua aproximação, causando também a queda do guerreiro, que passa a lutar contra homens, através da competição e da ganância, e não mais contra os inimigos espirituais.

Quando o casal está atuando como Deus quer, o lar se torna impenetrável ao ataque do inimigo. O casal não deve permitir que o inimigo divida os dois, pois a unidade é a chave para a batalha espiritual bem sucedida.

Para leitura e reflexão:  [Gênesis 2.18,20] [Efésios 6.11; 13-18] [Levítico 26.8]




10/06/2014

Ainda abordando o tema "Intimidade", é de fundamental importância que cada cônjuge, para manter a vitória da intimidade conjugal, busque manter-se afastado de qualquer impureza, substituindo a antiga maneira de pensar pela Palavra de Deus, pois a mente é o campo de batalha onde o inimigo tenta recuperar o que ele perdeu, ou seja, trazer novamente marido e mulher para o antigo padrão de vida mundano. Dessa maneira, os dois devem emparelhar os seus escudos da fé, permanecendo unidos como uma-só-carne.

Para leitura e reflexão:  [Romanos 12.1,2];[1 Coríntios 10.12,13]








03/06/2014 – Nesta reunião foi abordado o tema Intimidade. Em primeiro lugar, o casal deve ter um relacionamento íntimo com Deus, através de uma aliança com Ele que só é obtida por meio do sangue derramado de Jesus [Hebreus 9.22; 12.24]. Em seguida, uma aliança também deve ser estabelecida entre marido e esposa, para ser a base da intimidade dentro do casal.

Deus fez o homem e a mulher para experimentarem grande prazer e satisfação, tanto físico como emocional, na união sexual estabelecida a partir do matrimônio, entretanto para que haja intimidade física é necessário pureza física, onde marido e esposa devem se arrepender de todo pecado sexual cometido, buscando receber o perdão de Jesus e a purificação pelo seu sangue, assim também, perdoando-se mutuamente, desfrutando de forma santa toda a satisfação planejada por Deus para o casamento.

Para leitura e reflexão:  [Gênesis 2.24,25] ;[Gênesis 1.28,31] ;[1 Coríntios 7.3-5];[Romanos 8.14]





20/05/2014 – Além das lições regulares, o grupo também pretende abordar, periodicamente, temas extras para complementação do conhecimento. Nesta reunião, nosso irmão Cláudio ministrou a palestra entitulada: “Breve Reflexão sobre Alguns Assuntos da Igreja Católica Apostólica Romana”. Os casais puderam conhecer um pouco mais sobre a história da nossa Igreja, iniciando pela sua origem, passando pelos principais acontecimentos, destacando as perseguições que estiveram sempre presentes na vida da Igreja, que graças a seus fortes fundamentos se mantém viva e atuante em nossos dias. A mensagem final foi a de que apenas nos tornamos convictos com a nossa Igreja à medida que a conhecemos.




13/05/2014 – “Orando Juntos” foi  o tema do dia. Podemos dizer que as lições abordadas nas outras reuniões são como tijolos e que esta lição é a massa do pedreiro. Embora maridos e esposas necessitem de um momento de oração individual e muitas vezes o façam, isto não é suficiente, pois é através da oração em conjunto que os dois podem se tornar verdadeiramente “um” como Deus planejou. O momento de oração conjunta é o mais íntimo que um casal pode ter, sendo essencial para manter um casamento saudável, no entanto, requer muita dedicação, prática e consistência. Um outro grande benefício da oração do casal é o aumento de poder na batalha espiritual.

Orar juntos requer intimidade entre marido, esposa e Deus; requer arrependimento, preparação com louvor e adoração, unidade, atenção, entendimento e maturidade.

Para leitura e reflexão:  [Levítico 26.8] [2 Coríntios 10.4,5] [Jo 1.10]




06/05/2014 – Devido a extensão do tema “Visão de Fé e Confiança”, foi necessária uma segunda reunião para a sua conclusão.


“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” [Hebreus 11.1].



Casais Perseverantes 2014

29/04/2014 – A reunião abordou o tema “Visão de Fé e Confiança”. Devemos entender a fé como o alimento que nos sustenta enquanto Deus completa as mudanças necessárias em nossa vida. “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” [Hebreus 11.1].

A fé provêm da palavra: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” [Romanos 10.17]. Concordar com a palavra de Deus e declará-la faz com que a vontade de Deus se realize na terra [Mateus 18.19, 6.10].



Ter uma visão de fé não significa ignorar as circunstâncias, e sim vencê-las, acreditanto que a Palavra de Deus é mais poderosa que a realidade. A Palavra de Deus é a visão de fé que Ele tem para nossa vida.


Confiar nas pessoas é algo muito difícil. Dentro do casamento, a confiança pode ser perdida, por motivos como adultério, abuso e abandono, abrindo espaço para ciúmes, dúvidas, medo e suspeitas constantes. Para restaurar a confiança no casamento é preciso que cada cônjuge coloque a sua confiança em Deus e não em seu cônjuge. É preciso perdoar e confiar em Deus para mudar as circunstâncias.

Para leitura e reflexão:  Romanos 4.19-21



Casais Perseverantes 2014
22/04/2014 





É fácil compreender o conceito de perdão, o difícil é praticar. Podemos definir o perdão como concessão de remissão de qualquer ofensa ou dívida, com a desistência de qualquer reivindicação. Assim como Deus concede o perdão livremente, uma vez que Jesus pagou o preço por nossos pecados, nós também devemos conceder o perdão livremente, sem exigir qualquer pagamento. “Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido...” são os dizeres que repetimos inúmeras vezes na oração do Pai Nosso, mas será que praticamos o que dizemos?

É necessário que compreendamos que o não perdoar nos mantém em escravidão e, inclusive, pode ser a causa de doenças físicas e mentais. A falta do perdão prejudica aquele que se recusa a perdoar, assim como, o não perdoado. No casamento, o arrependimento de nosso cônjuge não é necessário para que o possamos perdoar, antes disso, é o perdão concedido que libera o ofensor para que o mesmo possa se arrepender.

Para leitura e reflexão:  Mateus 6.14,15; Mateus 5.23,24; Marcos 11.25; Romanos 2.4.






 08/04/2014 
Nesta reunião os casais assistiram o filme “A Prova de Fogo”, o qual traz a história de um casal prestes a se divorciar devido ao egoísmo e interesses pessoais divergentes.  Kirk Cameron (Deixados Para Trás) interpreta Caleb Holt, um heróico capitão bombeiro que preza a dedicação e o serviço ao próximo acima de tudo, mas a parceria mais importante de sua vida, seu casamento, está prestes a se desfazer em fumaça. Esta história cativante acompanha o desejo de um homem em transformar sua vida e seu casamento através do poder curativo da fé e de seguir adiante pelo lema dos bombeiros: Nunca deixe seu parceiro para trás.

Na próxima reunião o filme será tema de debate, reforçando assim sua mensagem e aplicabilidade na vida dos casais.


 Casais Perseverantes 2014


25/02/2014 



Nesta reunião foi trabalhado o tema “Aliança”. Aliança significa, dentro do casamento, um forte compromisso entre marido e esposa, onde a vida compartilhada deve ser priorizada no lugar da vida individual. Uma aliança é estabelecida pelo casal e testemunhada por Deus no momento do matrimônio. As promessas de respeito, amor e fidelidade são os termos dessa aliança, que precisam ser cumpridos para que a aliança não seja quebrada.
 A palavra de Deus deve ser a base do casamento. Atentos a ela, marido e esposa podem cultivar um casamento feliz e duradouro, assim como foi projetado por Ele.
Para leitura e reflexão: Mateus 19:6; Gênesis 2.24; Eclesiastes 4.9-12





 Encontros dos Casais Perseverantes – 2014


Com muita alegria, o movimento dos Casais Perseverantes contou com a presença de aproximadamente 23 novos casais nesta primeira reunião da 11º. edição do grupo.
O casamento é um projeto de Deus antes mesmo de ser um projeto do casal, por este motivo, tudo o que precisamos para viver um casamento abençoado está previsto na palavra de Deus.
A estrutura familiar vem se enfraquecendo dia após dia. Cabe aos casais perseverarem na caminhada buscando o fortalecimento do relacionamento, podendo assim, protegerem seus filhos e trazerem harmonia para dentro do lar.
A fonte dessa fortaleza é a palavra de Deus e esta é a proposta dos temas que serão abordados nos encontros do grupo ao longo do ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário